segunda-feira, 14 de junho de 2010

Escola das Américas

Polêmico centro de treinamento para futuros colaboradores, mantido pelos EUA, no Panamá, entre 1946 e 1984. A instituição foi financiada e viabilizada tendo em vista o contexto da Guerra Fria. Atualmente, a escola mudou de endereço e está localizada na Georgia, porém seu seu nome foi mudado para Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHISC) — Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança. Sua missão oficial é ministrar cursos sobre assuntos militares à oficiais de outros países, além de doutrinação ideológica. A escola formou mais de 60 mil militares e policiais de 23 países da América Latina, muitos envolvidos em operações ilegais, violação de direitos civis e torturas durante as ditaduras militares latino-americanas. Entre seus alunos, merecem destaque o general Leopoldo Galtieri, ex-ditador e brucutu da Argentina, Manuel Noriega, auto-proclamado general, agente da cia, envolvido com tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, além de ter governado o Panamá entre 1983 e 1989, Hugo Banzer, da Bolívia entre outros gentlemen.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Escola das Américas foi criada em Fort Amador. Sua missão principal era a de fomentar cooperação ou servir como instrumento para preparar as nações latino-americanas a cooperar com os Estados Unidos e manter assim um equilíbrio político contendo a influencia crescente de organizações populares ou movimentos sociais de esquerda. Em 1950 a escola mudou o seu nome para United States Army Caribbean School ("Escola Caribenha do Exército dos Estados Unidos") e foi transferida para Fort Gulick,tambémn no Panamá; neste mesmo ano o espanhol foi adotado como língua oficial da academia. Durante as seguintes décadas cooperou com vários governos e regimes totalitários e violentos. A Escola das Américas, desde 1946, treinou mais de 60 mil militares da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Dentre eles, destacam-se os assassinos de Dom Oscar Romero e do bispo guatemalteco D. Juan Girardi, e de seis padres jesuítas e quatro americanos assassinados em El Salvador, em 1989.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_das_Am%C3%A9ricas

    ResponderExcluir
  3. A Escola das Ámericas tinha como missão servir para preparar as Nações latino-americanas para agirem e cooperarem com os Estados Unidos, mantendo um equilibrio político para que organizações populares ou movimentos sociais ligados a esquerda. Muitas vezes considerada uma "Escola de Assassinos". Formou mais de 60.000 militares e policiais da Ámerica Latina, mas alguns utilizaram de seus aprendizados na Escola das Ámericas contra a humanidade.

    ResponderExcluir
  4. foi uma Isntituição que entre o período de 1946 a 1984 estava situado na Panamá, onde lecionavam aulas para militares epoliciais de toda a América Latina.após algum tempo sua sede foi mudada para Fort Benning, Columbus, Georgia, EUA. Para alguns a escola foi um instrumento para produzir homens sem afeto, verdadeiros assasinos, tiranos. em 1976 foram suspensa suas atividadespelo partido Democrático. Sendo 1984 através do governo de Ronald Reagan autorizando que fosse reativado os treinamentos na Escola. Após sua reativação em meados de 15 de Dezembro de 2000 a escola foi fechada. Em 17 de Janeiro de 2001 houve novamente a retomada de suas atividades sendo inaugurado como: Instituto de Defensa para a Cooperación de Seguridade Hemisférica Lei de Autorización do Departamento de Defensa,

    ResponderExcluir
  5. Escola das Américas, é uma instituição mantida pelos EUA que ministra cursos sobre assuntos militares à oficiais de outros países.

    Atualmente situada em Fort Benning, Columbus, Georgia, EUA, a escola esteve de 1946 a 1984 situada no Panamá, onde se graduaram mais de 60.000 militares e policiais de cerca de 23 países de América Latina, em resumo: treinamento a repressão em massa, formação de assassinos, torturadores, estupradores, etc. crimes contra a humanidade.

    ResponderExcluir
  6. Escola das Americas foi uma instituição que se encarregou de ministrar cursos sobre assuntos militares à oficiais de outros países, mantida pelos EUA,justificando a garantia da segurança nacional, que será sempre responsabilidade do Estado exercida por meio da força federal. Sacrificio dos Direitos Humanos em nome da segurança Nacional.

    ResponderExcluir
  7. Após a segunda guerra mundial, a construção de opiniões imposta pela forte mídia ianque, reforçou uma idéia de heroísmo, justiça e humanismo como características próprias e naturais dos Estados Unidos da América. A Escola das Américas aparece nesse contexto, primeiramente no Panamá, depois transferida para Geórgia, no Fort Benning. Como essa escola representava a hegemonia estadunidense militar, científica e ideológica, em detrimento dos países latinos que foram subjugados pelo intervencionismo militar, ditaduras subseqüentes resultaram nesses territórios, possibilitando aos Estados Unidos, por meio da legalidade imposta e conferida a si mesmo, a quebra dos direitos humanos tendo justificativa a segurança nacional, através de treinamentos de torturadores, tanto físicos quanto psicológicos, interrogadores etc. Essa escola recebera outros nomes, como escola de ditadores, de assassinos, berçário dos esquadrões da morte etc., nomes que nos mostram a real intenção dessas escolas, intenções escondidas por detrás das cortinas ideológicas dos Estados unidos.

    ResponderExcluir
  8. Hélio, suposta legalidade, diga-se de passagem. Hegemonia financiada pelo programa Aliança para o Progresso. Uma escola só.

    ResponderExcluir
  9. A Escola das Américas (School Of Americas) foi criada em 1946 no Panamá, era um centro de treinamento de militares na América Latina. Acusada de formar ditadores e torturadores. Mudou de nome e de local em 2001 passando então a se chamar Instituto Western do Hemisfério para a Cooperação da Segurança, mudando suas instalações para a Geórgia (USA). Enquadra-se e ensina a Doutrina de Segurança Nacional em combate ao que chama de terrorismo internacional. Entre os conteúdos estudados estavam: técnicas contra insurgência, treinamento de franco-atirador, técnicas de comando, guerra psicológica, inteligência militar e táticas de interrogatório.

    Inspiração: - Acesso às 22:25 - 14/06/2010

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/02/247441.shtml

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_C8UKj7mg0kJ:www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp%3FID_RESENHA%3D457352+Instituto+Western+do+Hemisf%C3%A9rio+para+a+Coopera%C3%A7%C3%A3o+da+Seguran%C3%A7a&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    ResponderExcluir
  10. Escola das Américas: Doutrina de Segurança Nacional; Sua missão principal era a de formentar cooperaçaõ ou servir como instrumento para preparar as nações latina-americanas a cooperar com os Estados Unidoa e manter assim em um equilibrio político contendo a influência crescente de organizações populares ou movimentos de esquerda.Fundada no Panáma,como estrategica Americana para formar civil e militares para atuar em seus paises.

    ResponderExcluir
  11. Veja também:

    http://www.thirdworldtraveler.com/Terrorism/SOA.html

    ResponderExcluir