Por Valdeir Aparecido de Souza (Filosofia/UCDB)
1) É a meditação que se desenvolve nos dois últimos séculos. A Filosofia brasileira preserva a característica essencial desse tipo de inquisição como saber meramente especulativo. Reconhece como o proclamaram os plo – Kantianos que a Filosofia é um tipo de saber que não o conhecimento cientifica valido universalmente instituto Brasileiro de Filosofia IBF do Rio de Janeiro. A revista brasileira de filosofia, a primeira fase seria a inicial e a segunda na década de 30 na criação das faculdades. 2) O texto de Gabriel Santiago apresenta a Filosofia na America Latina com seus espreites , Leopoldo Zea, Herinque Dussel, ambos com base no estudo de uma Filosofia libertada do pensamento europeu , através da elaboração de quatros corretes: ontológica ; pragmática; filosofia da libertação .
3) A expressão La Filosofia América tem sua importância para ajudar os povos oprimidos sobretudo no fim da segunda guerra sobre o debate social e político e econômico. No entanto a obra na qual debate com Salazar Bondy (1968) comenta que o preconceito com relação ao Novo Mundo manifestou-se também no âmbito da filosofia, pois na América Latina – americana, porem este debate culminou na pergunta sobre nosso direito ao Verbo, ao Logos ou a Palavra, isto é, a filosofia. Esta classe de pergunta somente é feita na América devido à sua identidade descoberta, conquistada e colonizada, no entanto esta foi à importância do debate.
4) É a construção de uma filosofia baseada no vivencia das culturas , sem modelo parâmetros da filosofia correta e que relmeja integração da America latina através de uma filosofia intercultural que vai alem da aprecetada por Zea.A Filosofia intercultural trata do fundamentalmente de uma proposta paradigmática para uma nova transformação da filosofia . A filosofia intercultural ainda que o faça, não tem seu eixo de desenvolvimento, nem sua preocupação central na análise das culturas, que no estrito de facilitar uma compreensão filosófica das culturas. Sua atenção centro – se melhor na busca de pistas culturais que permitam a manifestação polifônica da quilo que chamamos de Filosofia , o multuniverso das culturas comparando o idéia de Leopoldo Zea na entre vista diz que “ um Filosofia da America Latina “ ele propõe a consciência. 5) O ensino oficial da Filosofia entre nós foi no ano de 1841,tendo sido implantado no Colégio Pedro II , no Rio de Janeiro , por iniciativa de Gonçalves de Magalhães .Os primeiros a desenvolverem um pensamento filosófico no Brasil foram os portugueses Silvestre Pinheiro Ferreira era ( 1769 – 1846 ), que lecionava no Rio de Janeiro e fio autor de preleções filosófica em 1843 e o franciscano Frei Montolverne ( 1748 -1884) , influenciado pelo espiritualismo cético de Victor Cousin e autor de um compendio de filosofia em 1833 quando lecionava no Seminário de São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário