sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Filosofia Latino-americana

João Vitor Aparecido Ortiz
1- Qual a instituição de Paim, ano em que o texto foi escrito, veículo em que foi publicado?
A instituição é o Instituto Brasileiro de Filosofia; o veículo em que foi publicado foi jornal “O Estado de São Paulo”, escrito em 1980.

2- Que é filosofia brasileira? Qual a sua relação com os neokantianos?
Segundo Paim, filosofia brasileira é o saber que surge de modo original diferenciando-se da filosofia de Portugal. A relação da Filosofia brasileira com os neokantianos está no fato de que estes entendem o saber filosófico como um tipo de saber que não aumenta o conhecimento (científico) válido universalmente.

3- Quem são os inimigos da filosofia brasileira?
Os filósofos da “vulgata marxistas” ou “filósofos da libertação”, os quais, segundo Paim, são todos contra a filosofia brasileira. 4- Quais as diversas tendências da filosofia católica atual?
Humanismo, Fenomenologia e Orterianos - seguidores do filósofo marxista Ortega.

5- Aponte o contexto do artigo de Paim e o posicionamento dele em relação ao autoritarismo.
Paim escreve o presente artigo no contexto político do regime militar; no caso da filosofia, ele é um crítico do totalitarismo.

1. Quais as duas fases da filosofia no Brasil?
A primeira fase da filosofia no Brasil é definida como ainda “muito incipiente”, ou seja, rudimentar. Segundo vários autores essa filosofia ainda não tinha originalidade, pois estava fundamentada nos modelos europeus. A segunda fase da filosofia no Brasil é definida como “fase da instituição”. Tal etapa é marcada pelo surgimento das faculdades de filosofia: a USP é criada em 1934; em 1939, na Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Como o próprio nome desta etapa sugere, nesse tempo a filosofia se sistematiza mais.
2 - Qual o papel das instituições acadêmicas na disseminação da filosofia?
Pelo modo como foi impostada no Brasil, o espaço da filosofia é o ambiente acadêmico. Como se viu na questão interior, a filosofia aparece de modo sistematizado no Brasil através das instituições acadêmicas, as quais faziam a filosofia circular dentro e fora da academia; neste último caso, através dos muitos periódicos que as instituições publicavam. Vê-se que a filosofia nasce no espaço acadêmico, mas não se mantém nele; por sua própria natureza ela tem a força de provocar influências no contexto social: eis a importância do estudo de filosofia nas instituições. 3 - Quando iniciou o ensino de filosofia no Brasil?
Oficialmente, o ensino de filosofia começou no Brasil com a iniciativa de Gonçalves de Magalhães, em 1841. Foi o colégio D. Pedro II, no Rio de Janeiro, o lugar onde por primeiro oficializou-se o ensino de filosofia.
4 - Quais as correntes e representantes mais significativos que se destacaram fora das universidades?
Fora dos muros das Universidades, destacaram-se no Brasil as seguintes correntes filosóficas: Neopositivismo e Naturalismo; o primeiro foi representado por Eurialo Canabrava, enquanto o segundo teve como grande expoente o filósofo Pontes de Miranda.
5 - Quem foram os pioneiros a desenvolver o pensamento filosófico brasileiro?
Silvestre Pinheiro Ferreira e Frei Montalverne.

01 – Do que trata a filosofia intercultural, qual a relação com a filosofia da cultura e que novidade esta área traz em relação à filosofia acadêmica?
Para a Filosofia Intercultural, o saber filosófico não é apenas um objeto da disciplina acadêmica, algo fechado em si mesmo, mas é um saber que está em contínua dinâmica de crescimento. A Filosofia Intercultural visa um saber que dialoga com a cultura e nela se prolonga e se desenvolve.

02 – Qual o terceiro pressuposto da filosofia intercultural e qual sua novidade paradigmática?
O terceiro pressuposto da filosofia intercultural é definido como um movimento "multidisciplinar e internacional", o qual tem como escopo fazer com que os seres humanos vivam de maneira mais solidárias, independente de sua cultura, tradições, identidade religiosa.

03 – Qual o ponto de partida teórico da filosofia intercultural? A filosofia relaciona-se com etnia ou cultura?
A filosofia intercultural parte do pressuposto de que a filosofia é uma experiência da humanidade, o que permite dizer que onde há um ser humano que pensa, ali há filosofia. Dessa conclusão também se pode considerar que toda cultura tem direito à filosofia. A filosofia relaciona-se com a cultura.
04 – Explicite o programa da filosofia intercultural para a filosofia universal.
O programa da filosofia intercultural para a filosofia universal está fundamentado na idéia de um trabalho de interpretação e compreensão das superposições culturais. É uma filosofia que pode ser entendida como construção da filosofia em si!

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