sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Filosofia no Brasil

Valdeir Aparecido de Souza (Filosofia/UCDB)
1) Quais as duas fases da filosofia no Brasil?
A primeira fase seria a inicial, com os primeiros a desenvolverem um pensamento filosófico no Brasil foram o português Silvestre Pinheiro Ferreira e o franciscano, nascido no Rio de Janeiro, Frei Montalverne. No século XIX, o pensamento filosófico brasileiro, ainda muito incipiente, refletia a influência da reforma do Marques de pombal em Portugal. As principais correntes para o desenvolvimento do pensamento filosófico no país foram o ecletismo, o naturalismo, o pensamento católico. Os evolucionistas, os positivistas. O padre Leonel Franca e Silvio Romeiro, falavam a respeito á falta de originalidade do pensamento filosófico produzido no Brasil nesse período. A segunda fase pode ser caracterizada pela criação década de 30, das faculdades de filosofia na universidade nacional, no rio de Janeiro, quando o pensamento filosófico começa a se institucionalizar no Brasil. Nesse momento, fora da universidade, destacaram-se duas correstes filosófica, o neopositiviasmo, e o naturalismo, ambos no Rio de Janeiro. Destacaram – se nas universidades, a partir daí, as atividades de cruz Costa e Miguel Reale.
2) Qual o papel das instituições acadêmicas na disseminação da Filosofia?
Toma-se hoje em dia, cada vez mais importante no delineamento das tendências filosófica no Brasil, o papel das universidades, na medida em que constituem suportes institucionais que garantem asa atividades de ensino e pesquisa, assegurando boa parte das publicações em periódicos.
3) Quando iniciou o ensino de filosofia no Brasil?
O ensino de Filosofia oficialmente entre nós começou no século XIX, em 1841 , tendo sido implantado no colégio Pedro II do Rio de Janeiro, por iniciativas de Gonçalves de Magalhães.
4) Quais as correntes e representantes mais significativas que se destacaram fora das universidades?
Fora das universidades destacaram – se duas correntes filosóficas, o neopsitivismo, represado por Euyalo Canabrava e o naturalismo por ponte de Mirada (1894 – 1979), ambos do Rio de Janeiro.
5) Quem foram os primeiros desenvolver o pensamento filosófico Brasileiro?
Ao primeiro as desenvolverem o pensamento filosófico no Brasil foram o português Sivestre Pinheiro Ferreira (1769- 18460 que lecionou no Rio de Janeiro e foi autor de preleções filosóficas (1813) e o Francisco (nascidos também no Rio de Janeiro 0 Frei Montalverne (91784 – 1858), influenciado pelo espiritualismo eclético de Victo Cousin e autor de uma compendia de Filosofia (1833) quando lecionava no Seminário São José. Filosofia da libertação e pensamento Latino Americano

1) O sentido e contexto da ilustração da capa da libertação da America latina uma mão com sangue.
2) O projeto da Filosofia da libertação e o resultado da consciência de uma situação de opressão política , econômica e cultural na America Latina , decorrente de um capitalistalismo de pendente e pela teoria da dependentencia.
3) Foi no contexto sociopolítico em que se desenvolveu a Filosofia foi no fim da segunda guerra Mundial , na tensão da guerra foi quando a ideologia dos blocos Estado Unidos e ex-União Soviética buscam zonas de influencia . A America Latina seria forçadamente na segurança norte Americana.
4) Parece que sim, porque ambas estão ligada a cultura dos povos latinos americanos, tem sua identidade própria da filosofia da intercultural. Postula inicialmente uma postura de Filosofia multifacetada seu projeto busca um integração da América Latina sem esquecer a diversidade.
5) Inca Garcilaso de La Vega nascidos em Gomez Suarez no dia 12 de abril de 1539 em cuzão , Peru , adotou este nome quando da sua Estado na Espanha considerado por muitos como primeiro mestiço biológico espiritual da America e príncipe dos escritores do novo mundo ,primeiro tentativa de independência peruano, naquela obra Veja exalta os jeito cultura inca a luz das tradições e culturas ocidentais.
6) As correntes: ontologista, analítica, historicista e problemalizadora.
7) O papel de Dussel foi o principal expoente da Filosofia da libertação , faz uma critica fundamental ao pensamento filosófico europeu (chamada Filosofia do centro ) diante da filosofia da periferia ,ele quer que superar o conceito de totalidade para situar -se no conceito de exterioridade e a compreensão do outro.
8) O lançamento do movimento filosófico da libertação foi no século XIX lançado da Filosofia da Libertação para todo a America Latina , no encontro de filosofia de Marília(México), em 1975.
9) As tendências foi: fenomenologia, culturalista...questão conjuntural, universalista , culturalista, critica. O erro dessa tendência é considerar que tudo que se produziu é ideológico, isto não parece situável. Filosofia Intercultural é que se trata fundamentalmente de uma preposta pragmática para uma nova transformação da Filosofia. Se pretender simplesmente uma re- configuração da Filosofia como disciplina acadêmica, mas também uma renovação da atividade filosófica, da tarefa filosófica em geral, tendo em conta precisamente as distintas praticas do filosofo com que nos confronta as culturas da humanidade. O terceiro pressuposto é fenômeno que isolado, produto de alguns filósofos que querem laçar articulada em seu movimento multidisciplinar e internacional.com pensadores e pesquisadores que tratam de afrontar um dos maiores desafios que nos colocam neste mundo histórico atual. É a experiência das culturas da humanidade como lugares em se pratica a filosofia com a cultura ponto de partida teórica da filosofia da filosofai intercultural. Para a Filosofia interculturalismo a universalidade construída que ser criticada, mas essa critica não questiona o universal ou a pretensão da universalidade que nela exista. Primeiro a da política, representada por Bolívia. Oacaudilhos que o sucederam não pensaram a região como uma totalidade e se enfrentaram aos outros, a economia e consciência. A identidade nega as diferenças e no mesmo tempo tem de parti delas. O Brasil é a maior nação da America Latina e seu peso é extraordinário para evitar a dominação deve ser criar formas de cooperação. O ponto político grita mais alto, para Zea o Brasil tem sua integração, e cria forma de comparação. A integração deve ser feita a parte de nossas propinas experiência. Devemos buscara nossas idéias de integração. Neste sentido integração é como passar a fazer parte de uma grande família na qual os filhos têm seu próprias carreiras e enteses, mas que se apóiam entre si. Creio que a busca do original do peculiar é algo negativo. Devemos buscar nossas originalidade e tratar de relacioná-la a dos demais. Filosofia Brasileira é estudo entre sim, e também existe um projeto com e entre os projetos políticos. É uma nação excludente, mas poucas se assemelham a nos mestiçagem, papel das instituições é educar.
A respeito do texto de Antonio Paim, Quem tem medo da filosofia brasileira
1- A instituição de Paim é o Instituto Brasileiro de Filosofia, fundado em 1949 e que publica há 31 anos a revista Brasileira de Filosofia, foi publicado originalmente no Estado de São Paulo, Suplemento cultura n° 82 presenças Filosóficas vol. XIII. N1-4 jan./ dez. 1998
2- A Filosofia brasileira é a meditação que se desenvolve nos dois últimos séculos, diferenciados- se sucessivamente da filosofia Portuguesa. A filosofia brasileira preserva a característica essencial desse tipo de inquirição como saber meramente especulativo.
3- Os inimigos da Filosofia Brasileira são: a vulgata, marxista teologia da libertação e a filosofia da libertação.
4- As tendências da filosofia Católica atual é o Humanismo, que tem como inspiração o personalismo francês, Fenomenologia.
5- Estes filósofos foram expulsos foi acolhido pela universidade oficial de Filosofia da libertação, para Paim o filosofo tem que ser engajado, autoritarismo e que seja bom, porem que a Filosofia depende da democracia, sem democracia não tem filosofia. Segundo Antônio Paim a Filosofia teve ser um preparado e ciência não uma ideologia.

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