segunda-feira, 10 de maio de 2010

Martinho Lutero

O filme épico Lutero apresenta uma representação da personagem Martinho Lutero como homem moderno, chocado com a corrupção de seu tempo e angustiado pela própria salvação. Lutero (1483-1546), monge agostiniano, era depositário de um pensamento influenciado por São Paulo, Agostinho e Erasmo de Roterdã. De São Paulo, veio a idéia de que somente a fé em Deus assegurava a graça divina e a salvação do homem. Para ele, Deus é soberano, logo o homem não é livre. Deus concede a graça de crer em Cristo e a quem ele recusa esta graça, cai em danação. Tal destino foi fixado por Deus por toda a eternidade. A venda de indulgência ordenada pelo Papa Leão X, desejando soerguer as finanças pontificais a fim de concluir a construção da basílica de São Pedro provocou a reação de Lutero com suas 95 teses condenando estas práticas em 1517. O terreno fértil de sua pregação foi o Sacro Império Romano-Germânico onde a religiosidade era intensa e fora fortalecida com o Humanismo ali voltado para o estudo de textos sagrados antigos e pela discussão de temas religiosos. Vamos ao debate...

15 comentários:

  1. Por João Marcos Molina
    O filme Lutero coloca-nos numa realidade em que a igreja passava por uma desordem, era necessário pagar para obter a absolvição dos pecados dos vivos e dos falecidos, Lutero um monge agostiniano possui um ensinamento segundo a luz da Palavra de Deus e vendo essa realidade se coloca em uma posição para mostra que a Igreja estava tomando uma postura errada naquela época.
    Martinho Lutero acreditava que a salvação só ocorre pela fé, não era necessário pagar para ser salvo bastaria apenas estar em sintonia com Deus e se entregar totalmente a Ele. Em fim Roma aceita os escritos de Lutero e a Alemanha aderiram-se a liberdade da religião entre Católicos e Protestantes e no fim de sua vida, após ver as mortes dos camponeses que aderiam aos escritos dele ele se arrepende e diz que suas teses e escritos não era para fazer uma revolução, mas para mostrar um novo caminho, um caminho de salvação.

    ResponderExcluir
  2. MARTINHO LUTERO

    Martinho Lutero um monge agostinianos, por ordem se seu superior foi estudar Teologia. Visitou Roma e veio totalmente decepciona. Depois de visitar Roma graduou-se em Doutor em Teologia (Doutor em Bíblia), foi ser professor na Faculdade de Teologia e também pregador e confessor na cidade. Neste período observou as vendas de indulgências, que eram vendidas a qualquer pessoa para salvar-se dos pecados e de algum parente que já falecido para livra-lo do purgatório. As vendas destas indulgências provavelmente era para financiar as reformas da Basílica de São Pedro em Roma. Vendo este abuso nas vendas, decidiu publicar as 95 teses e pregar na porta da Igreja do Castelo. Estas teses foram impressas e dias após já estava em toda a Alemanha.
    O Papa Leão X, ordenou um Cardeal para investigar o assunto e ordenando que Lutero parasse de julgar as ordens da Igreja. Lutero foi convocado para um julgamento sobre os seus escritos, ele tinha que confessar e negar suas escrituras mas isso não aconteceu, pois ele escrevia o que as Sagradas Escrituras pediam que era a Palavra de Deus. Não obedecendo a ordem o Sumo Pontífice foi lhe enviado uma bula Papal para recolher todos os escritos de Lutero, por estes motivos Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Com medo que assassinar Lutero o príncipe Frederico, mandou capturar Lutero e escondeu ele no Castelo de Wartburg em Eisenach, muitas rebeliões ocorreram por causa dos escritos de Lutero, muitas pessoas morreram, Igrejas destruídas e sacerdotes espancados. Thomas Munzer um do seus seguidores foi responsável comandou uma rebelião contra a nobreza imperial. E também dentro do Castelo de Waetburg Lutero dedicou a tradução do Novo Testamento, do latin para o alemão. Lutero acolheu 12 freiras que fugiram do Convento de Nimbschen, e casou-se com uma delas Catarina van Bora. Martinho Lutero falava que a salvação vinha através dos cumprimentos do que esta escrito nas Sagradas Escrituras.

    André Luis Ribeiro Neto.

    ResponderExcluir
  3. Acadêmico: Rafael Feistler Tolotti

    RUPTURA COM A TRADIÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL

    Martinho Lutero era um monge agostiniano e, lhe foi conferido à obediência de fazer teologia na Alemanha onde concluiu seus estudos se tornando um dos grandes teólogos daquele tempo. Após concluir os estudos vai à Roma e, aqui percebe as barbáries as contradições que os membros da igreja estavam cometendo contra Deus e contra o povo. Aqui Lutero se depara com prostíbulos para monges, as vendas das relíquias sagradas e das indulgencias plenárias causa de sua reforma e das 95 teses conta esse abuso dos membros da igreja. Mas estes perseguem e acusam Martinho de divisor da igreja e por isto o querem matar se caso não retirar tudo o que disse contra a igreja. Então seqüestram Lutero pra evitar que este fosse morto e, nesse seqüestro seus inimigos e, todo o povo que estava ao seu lado pensa que fora morto. Nisso surgem as rebeliões do povo contra a igreja, saqueando-a e matando todos aqueles que estavam com ela. Martinho se revolta, pois tudo o que ele tinha feito, foge de seu controle e vai contra tudo aquilo que tinha ensinado.
    Por último, Lutero traduz o novo testamento para a língua alemã para que as pessoas tivessem acesso e conhecimento da bíblia e a interpretasse do seu modo.

    ResponderExcluir
  4. O filme Lutero retrata claramente a ruptura do catolicismo. Com tudo com uma visão protestante relata um “santo Lutero” que não teve culpa alguma e que teve sua ideias muitas vezes distorcidas.
    A mudança de um período histórico que graças a Lutero os príncipes encontraram uma brecha para ir minando o poder da Igreja, e não podiam encontra a melhor forma para fazer isso do que apoiar aquele que esta “dentro” da Igreja e que não estava contente com ela.
    P.s. Claro que consegui ver todos os detalhes como o Prof. Neimar até mesmo pelos meus preconceitos.

    ResponderExcluir
  5. Martinho Lutero carregou consigo, durante algum tempo, um extremo desejo de se tornar sacerdote ou seja servir ao povo de Deus.Por volta do ano 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg. Em sua primeira missa, Lutero teve um desequilíbrio emocional. Na verdade, dúvidas que pairavam em sua mente, começaram a ganhar força. A partir deste momento, tais questionamentos sobre a postura da Igreja Católica começaram a incomodar os conceitos de Lutero, que acreditava na existência de um caminho ao amor de Cristo e da salvação,
    Lutero, doutorado em teologia, embora tentasse, não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus súditos. Lutero fora para Roma conhecer de perto o centro do Catolicismo. Diante de uma enorme fila para ficar de frente o crânio do João Batista, exposto no interior da Capela Sistina. Depois de ficar por um momento diante de tal imagem, o procedimento era depositar moedas na caixa dos clérigos, distribuídos em uma enorme bancada estabelecida ao lado da escadaria. Lutero encarou tal "desafio" tendo de rezar uma determinada oração a cada degrau, até o topo. Quando ele depositou a moeda, um clérigo lhe disse: "seu avô agora será livre do purgatório, suba e reze a cada degrau. Martin Lutero voltou de Roma, logo depois de presenciar o "comércio de indulgências" oferecido pela Igreja Católica, aos fiéis. Completamente decepcionado com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo, e, em várias oportunidades acreditava que poderia conversar com o Diabo. Lutero refletiu muito quando voltara de Roma, onde pode visualizar com seus próprios olhos cenas polêmicas referentes às atuações dos "representantes de Deus.
    Lutero tinha um profundo conhecimento da sagrada Escritua ou seja conhecia e interpretava muito bem as escrituras. O Príncipe defendeu e protegeu Lutero mesmo em momentos delicados de sua vida.
    Deslocou-se da Espanha para Wittenberg, com intuito de trazer aos fiéis uma "esperança divina", visto que o julgamento de Deus estaria próximo. Tetzel proferiu um discurso aos fiéis da região com direito a imagens do purgatório para que os "verdadeiros tementes a Deus" pudessem conhecer o seu poder, recomendando assim, a compra

    ResponderExcluir
  6. da passagem" ou livramento do purgatório.
    Lutero escreveu 95 teses pregou-as pessoalmente na porta da Catedral de Wittemberg para que os fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis afixados, portanto se espalhou por toda a região suas teses.Assim que a Igreja tomara conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito às "verdades" do catolicismo, o Papa Leão X designou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero respeitou tal solicitação e conversou com um representante oficial do Papado. Alguns de seus companheiros mais achegados o aconselharam a não desafiar Leão X, com receio à ser condenado como um herege pois perante o cardeal ele assumiu tudo que as pessoas estavam falando.foi Lutero que traduziu a bíblia para a língua alemã.
    Matin Lutero sem dúvida, provocou uma verdadeira reforma religiosa, inclusive na Alemanha. Muitos acompanharam suas idéias e deixaram para trás as doutrinas "sugeridas" pela Igreja Católica. Houve grandes confrontos entre protestantes e católicos, inúmeras pessoas morreram. A Catedral de Wittemberg não escapou da devassa dos revoltosos.
    Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Após seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos por varios lugares da Europa. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos do protesto de Lutero perpetuam na sociedade alemã e em todo mundo até hoje ,como nós sabemos que a partir dele que foi criada novas religiões e aceitas religiosas em todo mundo que a cada dia surgi uma nova.
    Lutero foi um homem de muita coragem para enfrentar todos naquela época especialmente toda a igreja católica, mas graças a Martin Lutero muitas coisas foram mudada na igreja católica ou seja a igreja errou muito quando vendia endugência,mas atualmente ele esta vivendo uns dos menhores momento de sua história.

    ResponderExcluir
  7. passagem" ou livramento do purgatório.
    Lutero escreveu 95 teses pregou-as pessoalmente na porta da Catedral de Wittemberg para que os fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis afixados, portanto se espalhou por toda a região suas teses.Assim que a Igreja tomara conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito às "verdades" do catolicismo, o Papa Leão X designou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero respeitou tal solicitação e conversou com um representante oficial do Papado. Alguns de seus companheiros mais achegados o aconselharam a não desafiar Leão X, com receio à ser condenado como um herege pois perante o cardeal ele assumiu tudo que as pessoas estavam falando.foi Lutero que traduziu a bíblia para a língua alemã.
    Matin Lutero sem dúvida, provocou uma verdadeira reforma religiosa, inclusive na Alemanha. Muitos acompanharam suas idéias e deixaram para trás as doutrinas "sugeridas" pela Igreja Católica. Houve grandes confrontos entre protestantes e católicos, inúmeras pessoas morreram. A Catedral de Wittemberg não escapou da devassa dos revoltosos.
    Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Após seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos por varios lugares da Europa. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos do protesto de Lutero perpetuam na sociedade alemã e em todo mundo até hoje ,como nós sabemos que a partir dele que foi criada novas religiões e aceitas religiosas em todo mundo que a cada dia surgi uma nova.
    Lutero foi um homem de muita coragem para enfrentar todos naquela época especialmente toda a igreja católica, mas graças a Martin Lutero muitas coisas foram mudada na igreja católica ou seja a igreja errou muito quando vendia endugência,mas atualmente ele esta vivendo uns dos menhores momento de sua história.

    ResponderExcluir
  8. Os limiares do trabalho de Martinho Lutero tiveram como objetivo uma insurreição contra a oferta, mediante pagamento, de indulgências e outras práticas ilícitas da Igreja Católica. Tudo isso ocorre nos trilhos da História, no século 16.
    O filme aborda a figura do Doutor em Teologia, que quis empreender um trabalho de acesso às Sagradas Escrituras pelos mais simples, e isso na língua nativa, o alemão. A película mexe de forma intensa, como se fosse a definitiva salvação de todos os questionamentos para com a Igreja de Roma, sobre como as práticas nada morais e éticas da grande Confissão do Cristianismo.
    Por se tratar de uma experiência verificável do século 16, o filme trata também da ruptura do mundo religioso ou de sua renovação, bem como pelo novo entendimento social e político do homem. Porém, o filme em questão não se interessa muito pela renovação do homem, mas sim, em refletir as ideias do chamado “Papa de Wittenberg”, que quer justificar a existência do homem pela fé.
    Como se trata de uma ocorrência muito nos caminhos de um dado Discurso sobre Deus, o filme não considera aportes filosóficos que poderiam ajudar as questões do Dr. em Teologia nas suas questões de igualdade entre os homens. De fato, o filme até tenta ser um braço dado à Modernidade apresentada, que nada mais é do que o irromper do pensamento subjetivo e de uma possível liberdade humana sem a ajuda espiritual.
    Fato é que, até hoje, não só as Igrejas (Católica e Luterana) tem dificuldade em lidar com o pensamento subjetivo e com a liberdade, dado o imenso trabalho que temos em definir o que é o homem e sua atividade no século vigente.

    ResponderExcluir
  9. O que é bem explícito no filme é a dúvida de Lutero em relação as posições e atitudes da Igreja Católica. Dando aula de teologia na Alemanha Lutero cada vez mais nutre essas dúvidas, pois elas contradizaim o que o mesmo ensiva.
    Lutero denuncia a falta de ética e moral por pare da Igreja Católica pra com o seus seguidores, deixando de enaltecer as indulgências, tendo sua visão que homem só pode ser salvo por sua fé.
    Martinho Lutero era uma bom conhecedor e interpretador da Sagrada Escritura, e por isso era protegido pelo príncipe, mas sua revolta com as atitudes imorais da Igreja diante do povo o fez escrever suas famosas 95 teses, as quais pregou na porta da Catedral de Wittemberg.
    Lutero realmente provocou uma reforma religiosa, muitos de seus seguidores deixaram as doutrinas católicas, houve um grande confronto entre protestantes e católicos, muitas pessoas morreram.

    ResponderExcluir
  10. Lucas Gomes Rodrigues
    Filosofia
    Martinho Lutero.
    No filme relata a história de Martinho Lutero, ele que sendo um frade da Igreja Católica vê-se em um ambiente conturbado, onde as aflições sobre a fé professada pela Igreja são totalmente divididas entre interesse e poder.
    Lutero vendo o que estava acontecendo em sua volta, as injustiças, a morte de inocentes, tudo por que tentaram mostrar a verdade que a Igreja estava ocultando para ser a dona e retentora do poder. As vendas de indulgencias e falças relíquias, o desmerecimento com os pobres, o abandono daquilo que deveria ser o essencial para uma Igreja que professava uma fé cristã. E Lutero ao ver-se nesse meio começa a se questionar, qual deveria ser o papel dele no meio de tantas injustiças e coisas erradas, e a partir desse momento ele começa a se posicionar frente à Igreja o papado e o bispado. Ele tenta mostrar suas idéias, mais as mesmas foram refutadas, pois a igreja deixaria de a retentora, para estar junto do povo, mostra-se solidária e aberta a uma fé concreta. E nisso Lutero não consegui mostrar sua visão, dessa maneira colocou-se a frente da igreja mostrando uma nova religião, onde o dinheiro não seria mais o centro da fé e da vida, onde o acesso as escrituras sagradas seria a todos os cristãos e não somente a um grupo de clérigos, Assim surgiu à reforma protestante também conhecida como Luterana, onde surge à nova religião, e a partir desse momento a Igreja Católica revê seus conceitos a tentar combater a nova religião com novas ideais e nova visão de mundo e de fé.

    ResponderExcluir
  11. Jeremias da Silva Limna

    O filme conta a história de Lutero um frade agostiniano que se encontrava angustiado, com o que tinha encontrado em um visita que fez a Roma. Lutero fica indignado com a profanação, boteis para clérigos, venda de indulgência esse foi alguns dos motivos que levaram a reforma, a falta de coerência com as coisas sagradas, o que fez com que Lutero se revolta-se e como que o povo corajosamente lutasse contra as injustiças da Igreja na época.
    Lutero não quer destruir a Igreja mais sim uma reforma pois a “Simonia” essa em toda parte, Martinho pregava da seguinte forma “Deposite sua fé na mão de Deus, guarde seu dinheiro”, para combate esse atos ilícitos, como era doutor em teologia escreve em 1917 as 95 teses corrigindo que ele julga errado na Igreja com isso foi acusado e heresia dessa maneira que protestantismo apareceu na Igreja Cristã. Lutero traduz o Novo Testamento para o alemão possibilitando um maior acesso a Bíblia e o povo tendo conhecimento pudesse interpretar a sua maneira. No final fazem a profissão de fé na sua língua confirmando a reforma protestante.

    ResponderExcluir
  12. Acadêmico: Neif Damião

    Martinho Lutero, qual era de fato sua preocupação?

    Todos os aspectos mencionados no filme são de suma importância para o nosso crescimento. Como podemos ver o filme foi criado por luteranos nada mais justo que ele possua elementos desta mesma religião, já mostrando assim o pensamento e a visão da doutrina aplicada por Lutero. Martinho Lutero era uma pessoa preocupada com a questão religiosa, a principal preocupação dele naquela época era a “simonia”, que significa a venda dos objetos sagrados, como as relíquias e até mesmo a salvação de pessoas que estivessem no purgatório.
    Martinho Lutero parte para outro país para assim dar continuidade a seus estudos de Teologia, foi onde ele teve mais contatos com os livros, foi onde também ele começou a ter uma visão diferente de igreja, por que a visão que já tivera quando mais jovem tinha sido esmagado pelos próprios padres da igreja e principalmente pela ida dele para Roma, onde descobriu barbaridades, como casas de prostituição para clérigos da Igreja e a venda das indulgencias. Ao passar dos anos em 1517, ele cria as noventa e cinco teses, entre elas ele diz: “O papa pode interpretar a palavra, mas não tem poder sobre ela”. Isso faz com que a Igreja tome uma posição sobre o assunto, pedindo que ele revogue tudo aquilo que ele havia dito.
    Ouve muitas pessoas mortas durante esta época, foi um período de muitas tribulações e que de certa maneira foi necessário, para assim podermos hoje expressar nossa opinião. Mas aquilo que o filme relata claro que condiz muito com a realidade vivida do pov,o que necessitava de libertação. Hoje nos vemos em um emaranhado de doutrinas que nos amedronta, por que sabemos que são pessoas que não tem fundamento algum naquilo que estão pregando.
    De certa forma esse filme ajudou muito em minha formação e acredito que seria de suma importância que outros também o vicem para tentar compreender um pouco mais sobre a história da Igreja Católica e o surgimento das outras doutrinas, pois sabemos o quanto é rico esse tempo vivido pela Igreja e por todo o povo. Mortes que ficarão por muito tempo em nossas mentes, mas que contribuíram de certa forma para compreensão de todos os fatos vividos nesta época.
    De fato a preocupação dele é com as pessoas da época, que se viam obrigadas a pagar pela salvação, que muitas vezes, gastavam dinheiro que não tinham, mas como a salvação tinha preço eles se desfaziam de bens para obter a benção de Deus.

    ResponderExcluir
  13. A IGREJA: LUTERO E NIETZSCHE

    O filme "Lutero" destaca, em outras palavras, a convicção de um homem; um homem que não abandonou seus ideais, mesmo frente as severas criticas de sua comunidade.
    Salvo as devidas proporções, há muito de Lutero em Nietzsche. Homens que exporam suas idéias, seja quais fossem as consequências.
    O fato é que ambos os homens, mesmo seguindo linhas de critica diferentes (à exemplo, Lutero e o simbolismo, Nietzsche e a ideologia), perceberam que, em seu momento, a Igreja atentava contra a dignidade e a capacidade humanas. Ambos, alvo de criticas, nao desistiram de fundamentar e expor ao mundo suas convicções; enquanto herege, Lutero oferecia aos homens o caminho de Deus; enquanto Anti-Cristo, Nietzsche consolidava o homem com o mundo natural e desumano, na busca por si mesmo.
    O filme "Lutero" nada mais é do que o simbolo da busca pela liberdade e pela defesa daquilo que cremos, com o intento de livrar-se das pressões dogmaticas da sociedade, tanto nas instituições quanto no império da consciência e suas amarras.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Rodrigo Vareiro Companhoni

    O filme “Lutero” é a versão cinematográfica sobre a vida de Martinho Lutero,começa mostrando a figura de Lutero desde sua decisão de seguir a vida eclesiástica ao sobreviver a uma seqüência de raios ao atravessar um campo, como monge agostiniano Martinho sofria com o sentimentos de culpa e sentia-se atormentado pela diabo, com isso foi desenvolvendo idéias sobre pecado, perdão e salvação, na qual aperfeiçoou nos estudos teológicos. Na universidade de Wittemberg onde foi lecionar, procurou passar o conceito de salvação, diferente da qual estava sendo disseminada pelo papa Leão X, onde havia a exploração da ignorância e superstição. Foram essas condições as desejadas pelo papado para configurar seus projetos de domínio das consciências humanas. A ignorância deixava as pessoas na incapacidade de visualizar a forma correta de aproximar-se de Deus; a superstição permitia ao papado extorqui-las com ameaças do fogo infernal.
    Lutero viu isso claramente quando foi visitar Roma e encontrou diverso bordeis para clérigos e excessiva venda de indulgência. Essa condição social o impressionou ao ver multidões de famintos e esfarrapados, vítimas da exploração clerical, depositando suas moedas nos cofres papais, para poderem eles e seus queridos falecidos se livrar do fogo do inferno.
    Quando Lutero escreveu as 95 teses contra toda essa situação vista por ele em Roma, ele as prega na porta da catedral de Wittemberg contendo três elementos fundamentais: 1) justificação do homem unicamente pela fé; 2) infalibilidade da escritura como única fonte da verdade; 3) sacerdócio universal decorrente da doutrina do livre-exame das escrituras. Depois essas teses são impressas em larga escala devido ao desenvolvimento da imprensa, assim varias pessoas tomam o conhecimento e concordando com as idéias de Lutero, passando a segui-lo e revoltando contra a doutrina da igreja católica. Assim que o papa toma conhecimento das teses de Lutero manda seu representante falar pessoalmente com ele. Quando todos pensam que Lutero vai negar suas teses, ele reafirma o que escreveu e, é expulso da ordem clerical que congregava.
    Sem vinculo com a igreja Católica, Lutero é protegido pelo príncipe Frederico III, escondido Lutero tem tempo para traduzir a bíblia para o língua alemã, para que as pessoas tenham mais acesso a sagradas escrituras, enfraquecendo assim a autoridade dos sacerdotes católicos.
    Com o enfraquecimento da igreja católica, a reforma finalizada por Lutero fez com que a sociedade européia inicia-se uma nova mentalidade racional em relação a ordem econômica, com a disseminação das seitas protestantes. O Calvinismo pro exemplo, trouxe a ideia de que as habilidades humanas (música, comércio, etc.) deveriam ser percebidas como dádiva divina e por isso incentivadas.
    Após a reforma protestante, o papa Paulo III convocou o concilio de Trento para assegurar a unidade católica, abalada pela reforma protestante. No concilio de Trento especificou claramente as doutrinas católicas quanto á salvação, os sacramentos e o cânone bíblico.
    A perspectiva humanista renascentista estava em evidencia na época da reforma protestante, atribuindo maior importância à dignidade, aspiração e a capacidade humana.

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante a postagem e me ajudou bastante, mas ainda assim gostaria de saber em qual periodo da filosofia se passa a filme?

    ResponderExcluir