sexta-feira, 7 de maio de 2010

Danton, o processo da revolução

O Filme Danton, de 1983, expressa uma versão oficial, com ênfase na história política, da Revolução Francesa (1789-1799) mediante a representação estereotipada da figura do herói Georges Jacques Danton caracterizado como justo condenado pela tirania do Comitê de Salvação Pública sob a liderança de seu antagonista Maximilien de Robespierre. Fazer novas perguntas a velhos documentos é um dos ofícios do historiador. Espero, neste espaço virtual e democrático, suas perguntas em torno deste documento midiático sobre a Revolução Francesa.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Por Marcelo Andrade (História/UCDB)
    O filme Danton (1982) traz Gérard Depardieu interpretando Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, que retornou a Paris, no ano da II da Revolução, com o objetivo de combater o chamado “Terror Jacobino”, dirigido por Maximiliem Robespierre, figura chave do Diretório e sucessor de Danton. À época, a Revolução mostrava sua contradição em relação aos Direitos do homem. Danton, por sua vez, tinha o apoio declarado do povo, e era, por esse motivo, visto como ameaça aos jacobinos, seguidores de Robespierre. Esse, para controlar o populismo e a influência política de Danton, decretou com anuência do Diretório sua prisão e de mais 18 cidadãos. A acusação foi de corrupção e conspiração, crime este punível com execução na guilhotina e confisco de bens.
    O filme épico representou Danton como condenado injustamente. Seu julgamento foi cercado por inúmeras irregularidades no processo, que por uma subordinação e conluio, cerceou a defesa do advogado Danton, não lhe permitindo argumentar em sua própria defesa, visto que tal atitude em público poderia criar um levante da população em sua defesa. Importante registrar que muitos cidadãos ativos politicamente no terceiro estado eram advogados. Essas irregularidades permitiram excluir toda defesa que contrariasse os desígnios do Comitê, que decidiu por julgar e condenar Danton e seus seguidores à pena de morte na guilhotina sem direito a ampla defesa. Esta conspiração entre os poderes permitiu a Robespierre impor uma política ditatorial, que em nada se alinhava com os preceitos da Declaração dos direitos do homem e do cidadão.

    ResponderExcluir
  4. Por José Bonifácio (História/UCDB)
    O filme Danton (1983) apresentou esse personagem da Revolução Francesa como um boêmio e ao mesmo tempo como um homem do povo, uma pessoa vulgar, no sentido de ser popular mesmo, sem os modos da aristocracia ou da burguesia burocratizada. Essa foi a representação da personagem na película. Evidentemente, trata-se da caracterização de um herói.
    Georges Jacques Danton era um homem que, na visão oficial, refletiu o ideal revolucionário e vítima dos mecanismos que ele mesmo ajudou a instituir. Confiou em sua popularidade, pois era "O Homem do 10 de Agosto" de 1792, episódio da derrubada simbólica da monarquia e invasão do Palácio das Tulhérias. Entretanto, Danton, e seguidores, acabaram acusados e condenados por corrupção pelos seus compatriotas revolucionários.
    Pode-se interpretar com base no filme, considerando a contribuição da Revolução Francesa para o pensamento político, que uma assembléia dificilmente representará o povo ou a nação se não compartilhar o poder, permitindo o protagonismo dos sujeitos, e não acolher existência dialógica da oposição.

    ResponderExcluir
  5. Por Quederson Akio (História/UCDB)
    O filme Danton – O processo da Revolução, é um filme produzido pela França, Polônia e Alemanha Ocidental em 1983, do gênero drama histórico e dirigido por Andrzej Wajda.
    O filme inicia já no período pós-revolução francesa, numa época em que o Terror estava no auge. O período do Terror inicia no dia 31 de maio de 1973 a 27 de julho de1794. Esse tempo foi marcado pelo derramamento de sangue e de cabeças, a liberdade e o direito das pessoas foram caçados. Milhares de adversários políticos e religiosos foram condenados ilegalmente pelos tribunais da Revolução e todos foram guilhotinados. A ala política do Terceiro Estado, representada pelos Montanheses, que integravam os jacobinos, condenava, assassinava e fechava jornais, acusando seus inimigos de traição. As condenações atingiram até membros do próprio partido como Danton. Esse período de derramamento de sangue durou um ano. Encerrando com a própria decapitação de Robespierre e vários jacobinos na guilhotina.
    O Filme apresentou no século XVIII, o povo passando fome, vivendo na miséria, Robespierre está se curando de uma doença, mostrando-se ainda fraco e Danton voltando a Paris. Danton foi bem recebido pelos sansculottes de Paris. Os jacobinos estavam divididos entre si, tinham os radicais representado pelo Robespierre e Saint-Just que estava à frente na política do Terror, e os moderados representado pelo Danton que ia contra o Terror e procurava atacar as idéias de Robespierre e o Comitê de Salvação Pública, que o próprio Danton tinha criado. Jacques Danton tinha uma personalidade totalmente contraditória com o seu tempo, com os costumes da França e principalmente diferente de Robespierre. No filme interpretado por Gérard Depardieu (indicado para o melhor ator) demonstra um homem com um estilo grosseiro para época, era um homem do povo, não era refinado, não ligava para os costumes e cortesia, bebia e freqüentava as festas do povo, e principalmente falava a língua do povo. E é nesta imagem que ele tinha o povo ao seu lado.
    Danton era um estrategista político, inteligente, conhecia as leis e os direitos. Por ser formado na área, como também Robespierre, ele tinha o poder do discurso, a sua retórica fervorosa agitava toda a população e irritava os membros dos Comitês. Robespierre reconhecia o poder que ele tinha, tentando fazer uma aliança com Danton, porém fracassando, porque Danton não discordava do radicalismo violento de Maximilien. Organizando uma conspiração para Georges e seus aliados, prendendo em suas casas, e trazidos para ser julgados no Comitê de Salvação Pública onde foram sentenciados através de armações dos próprios juízes, acusados de traidores e conspiradores contra a Revolução. Os doze incluindo Danton foram condenados a guilhotina. No final do filme aparece a tomada de Robespierre na cama doente e seu sobrinho declamando a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, onde o seu rosto apresenta um grande arrependimento e um reconhecimento de amargura por suas atitudes serem contraditórias com seus ideais.

    ResponderExcluir
  6. Acadêmico: Reginaldo Rosa Ferreira – RA: 114745
    5º semestre do Curso de História da Universidade Católica Dom Bosco.
    Prof. Dr. Neimar Machado de Sousa
    DANTON, O PROCESSO DA REVOLUÇÃO
    Em 1794, instala-se o período sombrio da Revolução Francesa. O filme inicia-se com uma mulher forçando uma criança a decorar as leis para que viesse a ser um bom Revolucionário. O processo de crueldade formalizado por jacobinos tem como representante máximo Robespierre, que dá início a uma série de execuções à guilhotina.
    Robespierre é informado que Danton quer preparar algo para derrubar a Revolução com um golpe de Estado. Num primeiro momento reluta em mandá-lo para a guilhotinha, embora todos esperassem que ele tomasse essa atitude. Danton mantém sua popularidade pelo jornal, mas isto não é o suficiente para não ir à guilhotina, que Robespierre temendo uma conspiração condena Danton, visando, assim, eliminar todas as oposições.

    ResponderExcluir
  7. Por Adonis Cunha (História/UCDB)
    DANTON “O processo da revolução”
    O filme DANTON, retrata a história de um líder revolucionário defensor das causas sociais que desafiava o poder dos Jacobinos responsáveis por implantarem na sociedade francesa um regime ditatorial causando miséria e caos na sociedade.
    Por infringir os interesses do diretório, cujo líder era Robespierre, Danton e seus aliados foram condenados à morte como tentativa de sufocar qualquer rebelião contra o regime vigente. Após a execução de Danton, Robespierre em seu leito reflete sobre os ideais que levaram à Revolução Francesa, como se não bastasse, seu sobrinho declama os artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, magna carta da Revolução.

    ResponderExcluir
  8. Por Lidiane Cabrail (História/UCDB)
    O filme “Danton, O Processo da Revolução” se passa no Ano II da Revolução e conta uma parte importante da história desse evento e de dois personagens de destaque: Georges Danton e Maximillien de Robespierre. É a primavera de 1794 e a França vive o período do Terror, enquanto isso o povo sofre com a falta de comida.
    Danton surge no filme como uma figura popular e querida pelo povo. Ao chegar à Convenção vemos sua posição de influência e bom-senso, que deseja acabar com o Terror que ajudou a instituir. Do outro lado, temos Robespierre e o conhecemos em uma reunião com seus aliados. De início o vemos como uma pessoa que tenta ser moderada, o que mudará completamente ao longo do filme. Robespierre, o homem que lutou pela Revolução e agora no poder, parece ter sido tomado por ele e faz de tudo para manter sua posição e garantir o processo revolucionário.

    A instauração da fase popular da Revolução Francesa é marcada pela instalação de um período de "terror", devido a radicalização revolucionária dos jacobinos encabeçada por Robespierre, abrindo um violento processo político com expurgos, manipulação de julgamentos e uma rotina de execuções pela guilhotina.
    Danton, líder revolucionário, critica os rumos do movimento, tornando-se mais uma vítima do terror instalado por Robespierre.

    Danton retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre, inicia várias execuções em massa. A miséria e o descontentamento do povo viram medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas.

    ResponderExcluir
  9. Acadêmico: Tiago Alexandre
    Filme “Danton - O Processo da Revolução”

    O filme retrata a historia de Danton um dos lideres da Revolução Francesa, aclamado pelo povo, por combater a ditadura imposta pelos jacobinos, estes fundadores do Comitê de Segurança Nacional e o Tribunal Revolucionário responsável por levar muitas pessoas à guilhotina. Neste período a França vivia sob o terror causado pela falta de alimentos e instabilidade política onde o grupo revolucionário chefiado por Georges Danton, reivindicava o fim das perseguições, temendo que a onda revolucionária pudesse condená-los à guilhotina.
    Em 1794, Robespierre e seus conselheiros condenam Danton à morte, visando eliminar grupos opositores que combatiam as práticas impostas pela ditadura, a partir deste acontecimento os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade foram facilemente esquecidos.

    ResponderExcluir
  10. achei perfeito os comentários do Profº Neimar Machado... fiquei encantanda como ele transmitiu a história do filme. SIMPLISMENTE PERFEITO. PARABÉNS
    BRUNA

    ResponderExcluir