terça-feira, 25 de maio de 2010

Romero (1989)

O filme Romero, seria mais uma bela produção cinematográfica, se a história de 60 mil salvadorenhos, vítimas do imperialismo, do progresso e da Soutrina de Segurança Nacional, não fosse real. D. Oscar Romero, o arcebispo de San Salvador, levantou a voz e clamou: Não matarás! Escreveu cartas ao presidente dos Estados Unidos pedindo que interrompesse o envio armas a El Salvador que estavam sendo usadas para matar os mais pobres. Pediu que os militares não cumprissem ordens que violassem os direitos humanos e as leis de Deus. A resposta foi seu assassinato durante a missa em 24 de março de 1980.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O filme Romero (1989), apresenta o Bispo Dom Oscar Romero inicialmente como um sacerdote conservador da Igreja Católica, e por isso nomeado arcebispo de San Salvador. Entretanto essa figura abre espaço para um pensamento mais crítico da realidade social, influenciado por seus amigos, padres vinculados à Teologia da Libertação, e pelo momento histórico complicado atravessado por El Salvador. Um Regime Militar altamente repressivo.
    As camadas populares estavam na miséria e amendrontadas, a saída encontrada por muitos, até mesmo pelos padres, foi a guerrilha armada promovida contra o governo. Dom Romero manifestava-se pacificamente, por meio de seus sermões, se opondo aos assassinatos e às torturas realizadas, apoiando sempre a população pobre, mas se posicionando contra o conflito armado. Obviamente, os militares não ficaram contentes com a atitude do arcebispo, assassinando-o.
    O filme mostra as divisões políticas dentro do clero, deixando claro as diversas posições, uns queriam manter-se "neutros" perante a situação, outros optaram pela luta (armada e pacífica). A população via na religião uma forma de resistir a opressão.

    ResponderExcluir
  3. Filme “Romero” (1989)
    O filme retrata a historia de Dom Oscar Romero, bispo jesuíta da cidade de San Salvador capital de El Salvador país que se encontrava em uma situação desconfortável devido às divergências ideológicas encontradas tanto na política quanto no clero.
    Romero após ser nomeado arcebispo, presencia a atuação repreensiva dos militares diante a população, promovendo um intenso massacre em uma celebração em praça publica. Contudo, após estes acontecimentos, Romero decide apoiar as massas e ao mesmo tempo em que se afasta das elites, começa a receber ameaças tanto dos guerrilheiros quanto dos militares por se opor a matança desenfreada provocada por estas forças.
    Por fim, Romero e assassinado durante a celebração de uma missa, deixando claro que suas ações em prol das massas, traziam sérios descontentamentos às elites, pois estas contavam com o apoio da igreja como propagadora dos ideais contra a revolução.

    ResponderExcluir