BUJES, Maria Izabel Edelweiss. Descaminhos In COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Introdução
Descaminhos é um capítulo que trata de abordagens contemporâneas de pesquisa. A inspiração vem de Michel Foucault. Contrário à visão canônica de ciência ocidental: baconiana e cartesiana.
Infância como tema e como objeto
Criança é o ser em falta cujo outro é o adulto. Criança é vista sob o signo da diferença, vistas como desiguais, desprotegidas, exploradas e excluídas. Assim, justifica-se a tutela dos adultos. O adulto é visto como o ser completo, racional, equilibrado, produtivo.
Infância é vista como diferença passageira que será redimida pelo poder da educação. Para o poder público, a esperança da infância seria a inserção nos sistemas educacionais públicos. Esperava-se da escola infantil e das propostas pedagógicas a superação da ignorância e da opressão, além da consecução da equidade.
Caminhos investigativos não podem ser pensados em abstrato. A pesquisa se constitui na inquietação. As fissuras a levaram a procurar um novo campo teórico longe das certezas teóricas e de promessas redentoras.
Conviveu com as práticas de submissão, com o abandono para que desconfiasse dos ideais modernos de educação. Processo de desidealização da pedagogia.
Escolhas
Descobriu Michel Foucault, vigiar e punir.
Regimes de trabalho naturalizam a concepção de infância.
A produção de um saber garante o poder.
Descrevendo as táticas: as disciplinas em evidência
Escolhas teóricas organizam as possibilidades teóricas de nossa investigação. A modernidade criou uma mecânica de poder ao assenhorar-se do corpo humano nas fábricas, quartéis, escolas e prisões.
Objeto empírico de pesquisa: referenciais curriculares nacionais. Sugere que se ponham em marcha: vigilância, normalização e exame.
Os operadores disciplinares valem-se de técnicas minuciosas para controle do corpo, do tempo e de suas forças. Estruturação do espaço destinado a cada criança, codificação do tempo e outras estratégias exercidas incessantemente.
Na escola os indivíduos são construídos pela utilização de formas específicas de ação institucional com a finalidade de aumentar a eficácia das forças de dominação.
Definição de efeito em Deleuze: produto que se difunde e se expande sobre a superfície. Ele é co-presente e co-extensivo com sua própria causa.
O fim da utilização das técnicas disciplinares é, no limite, a internalização da disciplina (governamento), num processo de singularização.
O disciplinamento constitui instrumento por excelência de disseminação do código civilizado.
O disciplinamento, desenvolvido por Norbert Elias em o processo civilizador, constitui instrumento por excelência de disseminação do código civilizado. Não cabe então justificar o poder ou deplorar seus excessos, mas desmascará-lo onde quer que ele exerça, mostrar as formas que toma.
Qualquer ação sobre o corpo é uma ação sobre o corpo e sobre a alma, qualquer tecnologia política é produção do corpo, simultaneamente físico e moral. 28.
Alma: corpo oposto a si mesmo e juiz de suas ações. A internalização da disciplina torna cada um de nós o pastor de si mesmo.
Nos RCN estão previstos os efeitos na medida em que estão traçados os objetivos a serem alcançados e as referências para a avaliação da eficácia da ação educativa das instituições de educação infantil.
Borrar verdades últimas e inquestionáveis foi o percurso que desencaminhou a autora.
Conclusão: as ideias de desamparo da infância têm servido justificativa para intervenção educacional, direcionada para racionalidade e cidadania, que tem imperado no discurso pedagógico moderno.
O estatuto da dependência justifica a tutela. Filantropia é ortopedia moral. Experiências infantis se institucionalizam cada vez mais precocemente mediante a adoção de um referencial curricular.
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Ao tutelar aqueles que estão desprotegidos - as vítimas, os coitados, aqueles apenas dignos de pena - retiramos o protagonismo desses agentes históricos assim descritos por uma perspectiva que possivelmente visa alienar a sua participação nos múltiplos contextos e processos em torno das circunstâncias materiais e simbólicas(lutas, resistências, negociações).
ResponderExcluirPrezado Professor, li na internet que ministrou curso sobre Maquiavel. Gostaria de saber da possibilidade de ministrá-lo aqui em Angra dos Reis?
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